O que é RPG?

O que é RPG? 

Essa pergunta têm muitas respostas. Eu mesmo já escutei e elaborei várias, gostei de umas e outras não. Algumas são respostas para crianças e outras para adultos. Algumas são curtas e outras são longas. Mas de todas as explicações uma ainda está fresca na minha memória: a explicação de uma folha de papel que acompanhava a caixa da Grow Dungeons & Dragons. Transcrevo ela:

RPG (Role Playing Game) é um sistema de jogo em que cada participante assume e representa o papel de um personagem dentro de uma aventura.

Muitos de nós já brincamos de RPG na infância, mesmo sem conhecer este nome. Quando chamávamos um amigo para brincar de “mocinho e bandido”, e um representava o mocinho e o outro o bandido, agíamos como se fôssemos eles. Essa é a essência dos RPGs: imaginar-nos como uma outra pessoa. O único problema era que naquela época nunca sabíamos se o mocinho acertava ou não o bandido, quando dizia que tinha atirado nele.

As regras do RPG servem exatamente para isso: definir se a ação de algum personagem foi bem ou mal sucedida. Além de muitas outras coisas…

O Jogo

Em Dungeons & Dragons, um dos participantes será o mestre enquanto os outros serão os personagens da aventura.

O mestre, chamado Dungeon Master, atua na história representando todas as pessoas ou criaturas com quem os heróis (demais participantes) vão se encontrar e verifica o sucesso ou não das ações de cada um. Ele é o único que conhece a aventura. Os outros participantes vão descobri-la aos poucos, conforme forem vivendo a história (….)

Não se preocupe, a maioria das regras são fáceis, geralmente baseadas no bom senso. Em pouco tempo você estará dominando o jogo. 

Deixe um comentário